segunda-feira, 28 de maio de 2012

A BÍBLIA:SUA IMPORTÂNCIA HOJE.

               Vivemos na época do saber,do sagrado,dos estímulos,do consumo. Em meio a tantos sistemas de crenças precisamos de orientações seguras para não nos tornarmos refens dos enganos midiáticos,tão comum em nossos dias. Em Romanos,15:4 lemos que a bíblia tem uma função pedagógica. Sua leitura nos fornece o equilíbrio necessário para encarar os dramas existencias. Haveria um vazio existencial enorme se não tivéssimos o testemunho escrito da palavra de Deus: 1- não teríamos revelação do Deus eterno,Gênesis,1:1-3 ;2- não saberíamos que há um propósito em Cristo para nossas vidas,Tito,1:1-4 ;3- estaríamos perdidos,angustiados em uma existência diabólica,confusa,sem rumo,sem esperança enfim,desgraçados,Atos,10:37-38 , 1João,3:8. A edição da bíblia por si só é sobrenatural. Não obstante a distância histórica,cultural e circunstancial temos,em mãos,um tesouro de valor incalculável para a humanidade.
                 PORQUE EU VELO (estou acordado) SOBRE A MINHA PALAVRA PARA A CUMPRIR ,Jeremias,1:12. É o Senhor Deus falando. Este tesouro é achado de maneira muito simples:LENDO A BÍBLIA. As escrituras sagradas não é fruto do intelecto humano,2 Pedro,1:21. Não é propriedade de um sistema particular de crença,2 Pedro,1:20. E a despeito dos interesses dos mais diversos credos,chegou até nós os princípios inalteráveis da soberana vontade do Deus Altíssimo.
                  Agora,é fato,não podemos ter uma visão simplista da bíblia,2 Pedro,3:15-16...indoutos,pessoas despreparadas para conduzirem uma orientação centrada nos ensinos da palavra de Deus.Esta é a razão por que pessoas sem as ferramentas da experiência e da maturidade não poderiam exercerem o ministério pastoral.
                   Observe que em João,5;39,Jesus aprova o método do exame ,da pesquisa das escrituras sagradas.Para pesquisar de maneira mais consistente voce precisa de preparo,orientação. É aí que entram os ministérios bíblicos de Efésios,4;11; veja os objetivos; Efésios,4:12-16. De acordo com Atos,20;27 este ensino deve ser sistemático. Note também 2 Timóteo,3;16-17.
                    Eu preciso chamar sua atenção para 04 coisas que envenenam as escrituras e neutralizam seu poder inerente de mudar,transformar e reformar a natureza humana caida,alterada pelo pecado-Efésios,2:1-3 :

1- Coisas dos homens-a interpretação das escrituras de forma a atender interesses pessoais,2Pedro,2;1-3. note a constrangedora atualidade deste texto:...farão comércio de vós...é dispensável falar aqui dos "cachoeiras gospel" tomando de assalto a mídia religiosa do nosso país. O remédio é uma postura Bereana diante desta banalização do sagrado: Atos,17:10-11...examinando as escrituras diariamente...

2-Coisas dos sistemas de crenças-modismos,rituais mágicos pronunciando as escrituras como se ela fosse uma fórmula celestial para conceder nossos desejos consumistas,egoístas e personalizados.Um evangelho de auto-ajuda misturado com paganismo e práticas e assessórios judaicos.Em 1Timóteo,6:3-5,fazem do temor ao Senhor uma fonte de lucro e o pior é as pessoas dando credibilidade a essas perversidade financeira com incautos. Efésios,4:14 tem a chave para entender por que tantos seguem estes modismos:...meninos...falta maturidade. As escrituras é a cura.

3-Coisas diabólicas-uma onda maligna de manipulação e contemporização da palavra de Deus.Em 2Coríntios,11:3-4,aprendemos como uma sutileza diabólica alcansa o coração da Igreja.Perdemos o referêncial de simplicidade e pureza do ensino de Jesus Cristo.É neste ambiente que é gerado um outro Jesus,um outro evangelho,um outro espírito. Não tenha dúvida: a fonte é o diabo-2Coríntios,11:12-15 ; Gálatas,1:6-9 nos mostra que estes ensinos no fim vão produzir maldição.

4-Coisas mundanas-a palavra de Deus perde,não em si,seu sopro de vida por que colocada de lado,como apenas um detalhe,por causa dos apelos e estímulos mundanos.Essas vozes midiáticas sufocam a chamada e propósito de Deus para nossas vidas.Hoje o deus da moda é mamom,o demônio da riqueza e do dinheiro.
Marcos,4:18-19 é o transitório,a oferta do diabo (Lucas,4:5-8),seduzindo as massas religiosas.

                     Romanos,15:4 diante dos fatos supracitados,podemos,nas escrituras sagradas,ter um referencial seguro de direção e de postura na nossa luta diária para mantermos uma fé saudável e esperançosa. Salmo,119:105.  Um forte abraço do ARIBATAIA.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

Leia também: